A cegueira é a falta do sentido da visão. A cegueira pode ser total ou parcial; existem vários tipos de cegueira dependendo do grau e tipo de perda de visão, como a visão reduzida, a cegueira parcial (de um olho) ou o daltonismo.
Tipos de cegueira
A cegueira classifica-se dependendo de onde se tenha produzido o dano que impede a visão. Este pode ser:
- Nas estruturas transparentes do olho, como as cataratas e a opacidade da córnea.
- Na retina, como a degeneração macular e a retinose pigmentária.
- No nervo óptico, como o glaucoma ou os diabetes.
- No cérebro.
Definição
Cegueira: Uma delimitação de deficientes visuais, cegos e portadores de visão subnormal, se dá por duas escalas oftalmológicas: acuidade visual, aquilo que se enxerga a determinada distância e campo visual, a amplitude da área alcançada pela visão.
Em
Considera-se portador de cegueira aquele cuja visão do melhor olho, após a melhor correção óptica ou cirúrgica, varia de zero a um décimo (escala optométrica de Snellen), ou quando tem o campo visual reduzido a um ângulo menor que 20 graus. Para entender-se melhor o que significa um décimo de acuidade visual, podemos esclarecer isso dizendo que o indivíduo portador dessa limitação enxerga apenas a uma distância de 20m.
A cegueira total (amaurose) pressupõe completa perda de visão. A visão é totalmente nula, ou seja, nem a percepção luminosa está presente e em oftalmologia isso significa visão zero.
Uma pessoa é considerada cega se corresponde a um dos critérios técnicos a seguir: visão corrigida do melhor dos seus olhos é de 20/200 ou menos, isto é, se pode ver a 6m, o que uma pessoa de visão normal pode ver a
Os indivíduos podem ter cegueira de nascença ou adquirida ao longo da vida. É freqüente imaginar que toda pessoa portadora de cegueira nasceu com tal problema visual, porém muitos são os casos de pessoas que adquiriram a cegueira. Eis aí uma diferença que se observa para habilidades dos portadores de cegueira.
Prognóstico, prevenção e tratamento das deficiências visuais
A deficiência visual interfere em habilidades e capacidades e afeta não somente a vida da pessoa que perdeu a visão, mas também dos membros da família, amigos, colegas, professores, empregadores e outros. Entretanto, com tratamento precoce, atendimento educacional adequado, programas e serviços especializados, a perda da visão não significará o fim da vida independente e não ameaçará a vida plena e produtiva.
A cegueira na infância é particularmente importante, seja pelos índices com que se apresenta nos países em desenvolvimento, seja por representar no futuro um encargo sócio-econômico muito grave.
Principais formas de prevenção
• Vacinação da mulher contra rubéola
• Cuidado com animais domésticos (cães, gatos, galinhas)
• Detecção precoce das alterações visuais
• Triagem em berçário, creches e pré-escolas
• Observação de sinais, sintomas, posturas e condutas
• Aconselhamento genético
• Políticas públicas
Causas da Cegueira.
A cegueira pode surgir devido a qualquer das seguintes razões:
- A luz não chega à retina.
- Os raios de luz não se concentram corretamente sobre a retina.
- A retina não pode receber normalmente os raios de luz.
Os impulsos nervosos da retina não são transmitidos ao cérebro normalmente.
O cérebro não pode interpretar a informação enviada pelo olho.
São várias as perturbações que podem causar estes problemas que degeneram em cegueira. Uma catarata pode bloquear a luz que entra no olho de tal forma que ela nunca chega à retina. Os erros de focagem (refração) em geral podem ser corrigidos com lentes que o médico receita, embora nem sempre esta correção se consiga por completo. O descolamento da retina e as perturbações hereditárias, como a retinose pigmentar podem afetar a capacidade da retina para recepcionar a luz. A diabetes ou a degenerescência macular também podem danificar a retina. As perturbações do sistema nervoso, como a esclerose múltipla ou um inadequado fornecimento de sangue, podem danificar o nervo óptico, que transmite impulsos ao cérebro. Os tumores em estruturas próximas do cérebro, como a glândula hipófise, também podem danificar o nervo. As áreas do cérebro que interpretam os impulsos nervosos podem ficar danificadas por ataques cerebrais repentinos, tumores ou outras doenças.
Causas Freqüentes da Cegueira.
Catarata: A causa mais freqüente.Pode ser curada com cirurgia.
Infecção: A causa mais comum e evitável.
Diabetes: Uma das causas mais frequentes. Evitável através do controle da doença.
O tratamento com laser atrasa a perda de visão.
Degenerescência macular: Afeta a visão central, não a periférica. Evitável e tratável em menos de 10% das pessoas.
Glaucoma: Pode-se tratar muito bem. Se for tratado a tempo, não deve conduzir à cegueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário